Ainda na Faculdade, o Professor exibiu o Documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz. Faço aqui uma referência ao weblog de Helen Farias. Sempre associo a realidade aos para trazer à tona um novo olhara para a consciência ecológica e entender que não somos nem um pouco educados para fazer a coleta do lixo corretamente.
É interessante rever AVATAR, em que James Cameron nos torna alienígenas que explora outro planeta porque acabamos com os nossos recursos naturais. No filme AVENGERS ocorre uma tsunami de lixo, outra colocação da ideia de que o lixo que jogamos fora volta para nós de uma forma bem pior.
Uma amiga escreveu um livro sobre os Foraminíferos, para recordar o quanto somos pequenos nesse mundo mundano, humano e desumano.
R.N.
FILMES ¦ DOCUMENTÁRIOS ¦ REPORTAGENS, ARTIGOS
Desde sempre assisto filmes para analisar e comparar as ideias lançadas em listas postadas neste Weblog ALECRIM FILMS. O cinema e o conhecimento das coisas despertam e emburrece-ME (quando não costumo ler Livros, o cinema salva quando não tenho pretensão de ler, já procurei a Oftalmologista porque tenho dificuldades, ler para mim é como uma sopa de letrinhas). É preciso despertar e desenvolver alguma ideia futura para inspirar, condicionar, educar, sugerir, pesquisar seja o que for sobre como conscientizar para preservar o Planeta Terra observando como selecionar o lixo. SUPER SIMPLES!
Nosso sobrinho Guilherme, forneceu a NETFLIX, aí passamos o domingo assistindo a primeira temporada de “Perdidos no Espaço”. Eu comparo a ideia de sair do Planeta Terra, para morar numa ‘Colônia’, não só relacionado a Gataca (1997) ou Interstellar (2014), outros filmes já destacaram essa ideia pós-apocalíptica, já os citei no PLUG 7 é uma ficção científica que pode virar realidade. Já tive pesadelos só de pensar em abandonar o Planeta Terra. Eu não iria, morreria aqui para não ir nessa fantasiosa colônia. Já é um saco, andar de avião, imagina ficar confinada, sem ar puro. Nessas horas o filme desperta para quem sabe criarmos um movimento pessoal, particularmente em nossas casas, desde já façamos valer o ditado popular que costume de casa vai à praça (“a educação deve ser mantida até mesmo fora de casa”). Todo bom exemplo, começa em nosso lar!
É a ideia de deixar o Planeta Terra que me entristece, já chorei muito assistindo ”Gattaca”, por ser um pressentimento de uma suposta exploração espacial, após a devastação do Planeta Terra. Não sou exploradora, não quero outro Planeta. Não bastou aos Europeus e Norte Americanos, explorar a África do Sul e a América Latina, são países de 1º Mundo que hoje fecham as fronteiras aos imigrantes do 3º mundo. Precisamos tanto ir para Marte, que futuro é esse? Se o mesmo recurso usado para a viagem espacial, for destinado as campanhas educativas de proteção ambiental, podemos voltar a amar a nossa casa, nosso Planeta Terra. Se o meu fígado pode se regenerar da esteatose hepática não alcoólica, o planeta Terra também pode se regenerar. Existe remédio para um Planeta ferido pelo ser humano. Imagino que só quem tem dinheiro poderá pagar uma passagem para ir para Marte ou fazer uma viagem na órbita do Planeta Terra. Faz sentido quando com o mesmo recurso gasto poderiam criar meios de salvar nosso planeta do lixo, da poluição? Não podemos acreditar em um Planeta mais limpo, despoluído de resíduos plásticos e tóxicos jogados no Mar se houvessem mais campanhas rigorosas para orientar e fiscalizar? Perguntas jogadas ao vácuo do Universo. Gostaria mesmo que os “ricos cada vez mais ricos” fossem embora do Planeta Terra, é isso que anseiam tanto. Quem limpa o lixo ficará bem aqui no Planetinha “azul banana da cor do céu, cheio de peixinhos”.
Em 2021, já vivemos uma guerra biológica contra o SARS-COVID-19. O cansaço mental é enorme, mesmo estando vacinadas.
Observar a abordagem do ‘Planeta dos Gladiadores’, é um planeta cheio de Lixo espacial, apresentado no filme ‘Thor: Ragnarok’ (2017), o filme é uma evidência do que pode acontecer com o nosso Planeta? O filme ‘Perdido em Marte’ – The Martian (2015) é uma ficção que teve sucesso na jornada dos astronautas. Na real, buscaria resolver os problemas que temos aqui na Terra, para poder acreditar no potencial de colonizar outro Planeta. Já basta o lixo espacial, esse ninguém tem solução.
O nosso maior inimigo não é uma invasão alienígena nem um asteroide, tipo Armageddon (1998). Nosso maior inimigo é o lixo e a ideia que devemos deixar o Planeta Terra já atinge a Sociedade Moderna para motivar a exploração no Planeta Marte. Acho que o lixo mental é pior ‘anomalia genética da humanidade’. Dizer que é mentira querer um Planeta limpo, lutar para salvar animais ou salvar a própria humanidade. É preciso cuidar dentro de nós a ideia de mudança de comportamentos.
Nossos ancestrais “Os Croods” aprenderam a sobreviver (sem tecnologia), durante o período dos dinossauros e agora que temos tecnologia, essa tal tecnologia não salvará a humanidade? Eu gostaria de cavar um buraco bem fundo e morar numa caverna para sobreviver aos caos que a tecnologia propõe, ao lixo mental que não é diagnosticado nem tratado.
Todos os anos ocorrem mortes por afogamento, nos lugares que a água represa. E o que impede a água escoar? O lixo. Exemplo das estatísticas e tragédias causadas pelo descuido das ações do Governo que não trata o lixo:
LIXO NAS RUAS E ATRASO EM OBRAS AGRAVAM RISCOS DE ALAGAMENTO em.com.br/app/noticia/gerais AVÓ E NETA AFOGADAS g1.globo.com/rj/norte-fluminense CRIANÇA MORRE AFOGADA estadao.com.br/noticias/geral CRIANÇA MORRE AFOGADA EM ÔNIBUS ESCOLAR correiobraziliense.com.br/app/noticia
Dói saber que uma garotinha de 2 anos de idade e a avó morreram depois de uma tempestade e alagou a rua. Dói saber que pessoas morrem soterradas em áreas de risco, nas Comunidades (favelas) no RJ, SP, PE. Pergunto qual o motivo da existência da TECNOLOGIA, da era moderna se as pessoas não trabalham o que causa toda essa tragédia.
Os discursos dos Políticos são só discursos, não são realizados trabalhos efetivos para combater a causa do problema – o lixo. Não tenho esperanças que os políticos realizem algo que faça a diferença. Os Políticos são engravatados que teimam em iludir o povo. Ainda brigamos no WhatsApp por causa deles, cansei de “fake news”. Não tenho esperanças quanto as ações políticas para acertar o tratamento do lixo para proteger o lençol freático, por exemplo. Teriam que proteger as árvores para que o solo esteja apto para filtrar a água e resguardar a humanidade de não ter esta carência. O que vem ocorrendo é um contínuo desmatamento, basta ler nos jornais que denunciam sempre a ausência de políticas para tratamento do lixo. Um ou outro gato pingado aparece para ‘MOSTRAR’ que realiza alguma coisa. No Governo de Rolemberg, houve a criação de postos de coleta de entulho. g1.globo.com/df/distrito-federal
Tenho um sonho recorrente, quanto aos futuros colonizadores que vão para Marte, quando chegar no “Planeta não terão dinheiro que pague para retornar, nem amparo científico para projetar o retorno dos futuros colonos, será um fiasco mandar pessoas para morrer num Planeta a ser explorado. Para entender o meu pessimismo sobre realizar a colonização de exploração em Marte é só observar a morte dos tripulantes do submarino russo Kursk e do argentino ARA San Juan, as pessoas estariam fadadas a morrer ali sem chances de sobreviver. Deveriam usar os bilhões de suas contas bancárias para controlar o lixo, é questão de causa e efeito. Despertei para a idealização da seleção do lixo começando em nossa própria casa, digo em nosso apartamento. Mantra importante: Consciência limpa e casa limpa.
É tão fácil selecionar o lixo. Em nossa humilde residência temos duas lixeiras destacadas o tipo de lixo, guardo também um imã na geladeira para lembrar a Marizélia (diarista) de não misturar:
LIXO SECO: vidros, plásticos, papéis, papelões, metais, alumínio, tecidos, lâmpadas, parafina (velas), pilha, baterias (deixamso no supermercado), cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças, madeiras, emborrachados, couros etc.
LIXO ORGÂNICO: restos de comida, frutas e verduras, bagaços, cascas, gazes, ataduras e algodões, pó de café e chá, cabelo, guardanapos e toalha de papel, cotonetes, absorventes, higiênicos, fralda descartável, pontas de cigarro etc.
Um dia hei de fazer uma campanha, inicialmente na Praia que frequentamos, em Tabatinga-RN. Apostaria em criar campanhas doando lixeiras (para lixo Seco e Orgânico) e trabalhar de comunidade em comunidade, junto ao colaboradores e professores para ensinar como realizar a seleta do lixo. Aqui em Brasília, no Condomínio Bela Vista, não é só realizado a seleção do lixo, como fazem a compostagem. Aí varia de condomínio para condomínio.
Somos cheios de bons exemplos mundo afora. Um exemplo de algo que deu certo, foi em uma Quadra aqui em Brasília. Podemos sempre combater o que a humanidade não percebe, que não tendo cuidados com o lixo, pessoas morrem, acidentalmente ou infeccionadas com alguma doença. Já visitei um lixão em Aracaju, Sergipe. É deprimente ver crianças num lugar que não seja uma Escola ou um lar.
Não sou ativista, sou observadora pacifista. Na ciclovia que caminho, aqui na Asa Norte é recorrente ao longo da caminhada ver o lixo jogado no gramado. Ainda não tem lixeiras. Imagino se tivesse, continuam jogando lixo, porque não existe campanhas educativas nem fiscalização nem multas para quem joga lixo nas ruas. Em meu WhatsApp, fotografei os postos de coletas de lixo para baterias e pilhas e lâmpadas, assim lembro aos amigos que podemos fazer um movimento preciso e assertivo quanto ao lixo. Eu darei uma ideia aos fabricantes de cerveja e refrigerantes – criem um “papa latas, papa vidros” algo que faça a população observar que podemos manter as ruas limpas.
Por ser “observadora”. Costumo lembrar nossos amigos sobre as lixeiras para baterias e lâmpadas. Relembrando o artigo do Correio Braziliense que diz “Brasília, não há nenhuma empresa de reciclagem de vidro” nem pilhas! O mercado mais próximo de nossa residência tem caixas de coleta de Pilhas:
lixeira destinada ao vidro deve ser verde;
para metal deve ser amarela;
a destinada a papel deve ser azul;
a para plástico, vermelha;
e a lixeira para resíduos orgânicos deve ser marrom
Adesivos
Etiquetas
Fita crepe
Papel carbono
Fotografias
Papel toalha
Papel higiênico
Papéis engordurados
Papéis metalizados, parafinados ou plastificados
Grampos
Esponjas de aço
Pilhas
Isopor
Ampolas de medicamentos.
Fonte: Professora Izabel Zanetti
.
Eu Regina, cidadã brasileira, casada, nordestina, potiguar radicada na Capital Federal, 43, 44, 45, 46 anos de idade (comecei o post aos 43 mantenho os números para lembrar que sou eu em diversos anos adicionando filmes e leituras), nunca lembro dessas cores, prefiro ler. Se estiver escrito o tipo de lixo, eu jogo conforme a indicação. Não consigo lembrar diariamente AS CORES relacionadas ao tipo de lixo. Ressalto e sugiro que filmem pessoas (em diversos lugares, cidades, locais, situações distintas, no trabalho ou nas ruas) jogando o lixo em diversas lixeiras lixeiras, para observação e constatação se estão fazendo ações corretamente, conforme as cores indicadas, supracitadas em tantos lugares. Resumo da ópera: as pessoas não sabem jogar o lixo na lixeira correta, nem eu mesma sei, se não ler a indicação na lixeira é possível que eu erre sempre porque não memorizei a cor. Imagine se um analfabeto que não sabe ler, saberá jogar o lixo na lixeira correta?
.
.
Costumo fazer Arte Postal (Mail Art), aplicando a reciclagem reutilizo adesivos e papelões para colagens. Coisas que costumeiramente vão para o lixo, que são descartadas, reaproveito montando imagens e transformando para que desperte algo incomum em questões comuns.
Há muitos artigos sobre o lixo, ‘A vida sem lixo’ do Correio Braziliense é um ótimo despertar, concordo com o artigo que diz “as pessoas não sabem selecionar o lixo”, sobre os moradores da SQS 113. É triste analisar que Brasília tem o maior lixão da América Latina. As campanhas educativas e a revisão com competências de como selecionar o lixo, são possíveis consequências em reverter o quadro da poluição. Outra questão abordada (muito séria) é a evidencia do que já observamos “em Brasília, não há nenhuma empresa de reciclagem de vidro; e os materiais recicláveis são recolhidos pela cooperativa LZ Centcoop”.
A VIDA SEM LIXO - Correio Braziliense correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2018/11/18 ⊕ LIXO URBANO especiais.correiobraziliense.com.br/lixo-urbano ⊕ SEM LEIS E MULTAS O BRASIL NÃO AVANÇA NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2015/07/06 ⊕ CIÊNCIA E SAÚDE - LIXO PARA LIMPAR correiobraziliense.com.br
ARTIGOS E LINK
globoplay.globo.com/v/7444810 ⊕ Apenas 1% do lixo orgânico produzido no Brasil é reciclado globoplay.globo.com/v/7464021/programa ⊕ Catador que construiu escola no PE agora ajuda moradores que vivem em barracos globoplay.globo.com/v/7093335/ ⊕ Jornal Nacional
https://globoplay.globo.com/v/2085578/ ⊕ CATADOR DE RECICLÁVEIS CONSERTA BRINQUEDOS ENCONTRADOS NO LIXO g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/10 ⊕ CATADOR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E ESPOSA REFORMAM BONECAS E ROUPAS g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia ⊕ CATADORA PASSA EM VESTIBULAR COM LIVROS ACHADOS NO LIXO g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/03 ⊕ TRATAMENTO DE LIXO NO JAPÃO É EXEMPLO DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/03 ⊕ COLETA SELETIVA DE LIXO g1.globo.com/df/distrito-federal ⊕ SAIBA COMO RECICLAR E DESCARTAR CORRETAMENTE g1.globo.com/espirito-santo ⊕
‘SADDAM DO BEM’ RESTAURA BRINQUEDOS E PRESENTEIA CRIANÇAS (Morador de Avaré (SP) realiza a ação há 10 anos em bairro pobre.
Peças são recolhidas durante o trabalho dele: catador de recicláveis).
g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao ⊕ MENINA DE OITO ANOS CRIA BRINQUEDOS RECICLANDO LIXO g1.globo.com/espirito-santo/noticia ⊕ AMIGAS RECOLHEM BRINQUEDOS VELHOS E 'RECICLAM'TRANSFORMAM EM NOVOS g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12
⊕
DICAS PARA DESCARTAR O LIXO DE CASA DE FORMA CORRETA g1.globo.com/ceara/noticia/2015/07/10
⊕ CATADORES INICIAM COLETA SELETIVA EM BELÉM g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/09
⊕ FALTA DE CUIDADO COM O LIXO PREJUDICA A POPULAÇÃO g1.globo.com/pi/piaui/bom-dia-piaui
⊕ APENAS 3% DE TODO O LIXO PRODUZIDO NO BRASIL É RECICLADO g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04 ⊕ ESPECIALISTA EXPLICA COMO BRASÍLIA PODE SER UMA CIDADE LIXO ZERO g1.globo.com/df/distrito-federal
⊕ COMO FAZ SEPARAÇÃO DE LIXO g1.globo.com/como-sera/noticia/2018/06
⊕ BRASIL JOGA FORA 80 TONELADAS DIÁRIAS DE PRODUTOS QUE PODERIAM SER RECICLADOS g1.globo.com/jornal-nacional/noticia
⊕
CANAL BAND - LEI ALTERA REGRAS DE COLETA SELETIVA bandrio.band.uol.com.br/noticias REPÓRTER ECO - CANAL Cultura [510 HD] tvcultura.com.br/programas/reportereco PLANETA TERRA [canal 510 HD]
tvcultura.com.br/programas/planetaterra VAMOS PEDALAR tvcultura.com.br/programas/vamospedalar https://www.wwf.org.br/
CIENTISTA APRENDIZ - CNPq [canal 510 HD]
"Jovem pesquisadora do CNPq provou que, quando catadores se reúnem em associações ou cooperativas de economia solidária, a vida deles pode melhorar."
PLUS – ARTIGOS DIVERSOS QUE LI SOBRE O LIXO
Papa-entulhos do DF já receberam 180,8 toneladas de resíduos
PLANETA ÁGUA – Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirãoÁguas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da populaçãoÁguas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagosÁgua dos igarapés
Onde Iara, a mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodãoGotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundaçãoÁguas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terraTerra! Planeta Água
Terra! Planeta ÁguaÁgua que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirãoÁguas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da populaçãoÁguas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terraTerra! Planeta Água
Eu não leio livros, mas vejo filmes inspirados nos Livros. Sou corrompida pela história contada no Cinema e na TV. Concordo com a ideia que o CINEMA desperta a conscientização.
“Muitos homens iniciaram nova era na vida a partir da leitura de um livro.” – Henry David Thoreau
Regina Noronha → R.N. (apologia ao Rio Grande do Norte) Writer – Escritora Brasília, DF – Brasil Est. 2014 🎬 Domínios alecrimfilms.com.br - Est. 2016 www.alecrimfilmes.com - extinto 2015, 2016 alecrimfilmes.blogspot.com.br - 2014
0 Comentários
Os comentários estão fechados.