O Plug 4 é dedicado aos amigos do babado, principalmente “Guimarães”, ele era tanta coisa, era Gui, Samantha, Garçom, Diarista, Prestador – presta-dor! Só queria fazer o nosso Café, para ele divertir-se com a clientela. Um dia ele não suportou a pressão de ser mais um desempregado no Brasil, Nos mandou uma mensagem no WhatsUpp e foi ao Pátio Brasil e deixou saudades.
Sempre que faço listas, começo com algum assunto e o Guimarães era alguém que eu sonhava trabalhar junto ou envelhecer imaginando seus cabelos brancos. E o início do post começa com o fim da vida de um amigo querido que adorava cozinhar e fazer a gente rir! Saudades. RELUZ
Três anos sem Guimarães
Esse post não é um filme, é ‘aspecto da vida real’ de Guimarães intergaláctico! Ele nos fez chorar e ficamos deprê por não ter ajudado o ‘Guima’.
Em uma tarde de quinta-feira, no mês de abril, nosso amigo ‘Gui’ deixou uma mensagem no WhatsApp para todos os amigos, que mais parecia que estava num funeral, quando recebi pensei que ele estava despedindo de alguém. Na verdade, ele estava se despedindo de nós amigos. O “Gui” não aguentou a pressão de ser desempregado e se matou. Nós choramos e fomos de Brasília até a casa da mãe dele, para honrar a pessoa que ele era. A Rosângela era mais próxima dele, foi a única pessoa que ele não passou a mensagem. Ele sabia que ela iria impedir.
Somente na manhã de sexta-feira descobrimos que Guimarães morreu. Sei acreditar ainda, choramos muito e resolvemos ir ao funeral em Paracatu-MG.
A Rosângela pegou o carro que pifou na estrada, o mecânico emprestou o carro dele, veio para Brasília e daqui seguimos para Paracatu.
Foi um dia cinza, nesse ano de 2017. Eu falei para o ‘Gui’ de irmos visitar a Rô, para alegrá-lo, quando liguei (dias antes) ele estava com a família, na verdade já estava se despedindo dos parentes em vida. A irmã disse que ele não costumava ficar tanto tempo junto à família. Eu planejavamos viajar com ele, junto a ‘Dadá’ para a Crepioca da ‘Rô em Formosa, no Goiás. A viagem não aconteceu porque o ‘Gui’ morreu antes. Na tarde de 23/03/2017, Guima vestiu a roupa do seu time de coração (Cruzeiro), foi até o Pátio Brasil e pulou do 3º andar. A Rô ligou no dia 24 de manhã e perguntou você sabe o que aconteceu com Guimarães? Foi quando soubemos que ele morreu. Mas nós iremos lá visitar a Rô, sem ele, quando a coragem tomar conta dos nossos corações.
A lembrança de Guimarães são os jargões que costumo usar “ninguém sai – ninguém sai” e a “Santa Paola do Panqueique Furta Cor”. A Samantha Raio Laser deixa saudades, hoje amplifica sua luz e energia nas estrelas.
Esta semana passei ao lado do pé de Tamarindo, foi Guimarães que nos indicou a árvore.
Eu conheci o ‘Guima’ de dia, trabalhando na Universidade de Brasília, à noite fazia bico de garçom no Beliscatessen. O “Belisca” faliu como acontece em muitos bares em crise aqui na Capital Federal. O Gui morava na quadra do T-Bone (CLN 312 Bloco D, N/I, Ap 103 Asa Norte, Brasilia, DF), sempre estava na rua vendo os eventos musicais da Quadra. Sempre o chamava para lanchar aqui em casa, mas ele queria ficar em casa esperando o CESPE ligar para o fixo e o convocar para trabalhar como Chefe de Sala ou Fiscal, nos concursos. O “Gui” gostava de cozinhar, eu brincava que queria apresentar o Nigel Slater porque é um Chef britânico que nos inspirava. O “Gui” fazia a famosa torta de frango com pimenta da Jamaica…
O “Gui” foi a pessoa mais solícita que conheci. Não consegui ir a missa de sétimo dia dela, que foi na São Francisco de Assis.
Quero falar de coisas boas de Delcimar Coelho “Guimarães”. Só para dizer que rimos muito de suas invocações e também choramos quando partiu. Um blog postou a foto de Gui, abraçado ao chão (as mãos abraçavam o chão delicadamente) em sua dor e junto ao sangue ali espalhado. Ele abraçou o chão, como um afeto e ao mesmo tempo um abraço de adeus.
Em nosso luto, ouvi várias vezes uma música que apareceu em minha playlist do YouTube. Eu tuitei para a cantora Wolf Larsen e falei para ela que a canção WOLF LARSEN “If I Be Wrong” Music Video – YouTube, foi um conforto para mim porque brinca com a expressão “se eu estiver errada, se eu estiver certa”. É uma dúvida que não podemos julgar. Assim como diz a música, o “Gui” andou por dez mil carros, trens e estradas e não se perdeu. O “Gui” procurou outro caminho. Assim a canção é meu consolo particular, minha despedida de Samantha. O “Gui” ia ficar feliz que uma cantora que mora na Califórnia sabe de sua história.
Em 28/06/2017 é o dia do Orgulho GLBTIQIA+, quero lembrar sempre de alguém que temos orgulho de ter conhecido. Apesar de ter sido muito triste o que aconteceu com o “Gui” nós sempre vamos recordar que era pessoa especial, lá na frente iremos nos encontrar. Te peço perdão por não ter observado os seus sinais de deprê e não ter lhe ajudado a tempo dessa decisão dramática. No clipe de Wolfe tem uma mulher, uma linda bailarina que dança no escuro.
Quem são nossos amigos do babado
Dadá (SC) e Jack (EUA, Califórnia),
Ceiça e Juza (AJU),
‘Joan of Arc‘ e Girlfrient (AL/SE),
Bibi e Raquel (BRA),
Mimi (Balneário Camburiu),
professor ‘Pedro Gil‘ (BSB),
Felipe Stoppa e Ryan (EUA, Filadélfia),
Vânia transgênero (NTL),
Zéllo Visconti (Paraíba, PB).
São poucos e maravilhosos amigos.
WOLF LARSEN “If I Be Wrong” Music Video
If I Be Wrong
What if I’m wrong, what if I’ve lied
What if I’ve dragged you here to my own dark night
And what if I know, what if I see
There is a crack run right down the front of me
What if they’re right, what if we’re wrong
What if I’ve lured you here with a siren song?
But if I be wrong, if I be right
Let me be here with you tonight
Ten thousand cars, ten thousand trains
There are ten thousand roads to run away
But I am not lost, I am not found
I am not Dylan’s wife, not Cohen’s hound
But if I be wrong, if I be right
Let me be here with you tonight
And what if I can’t, what if I can
What if I’m just an ordinary man
If there is a will, there is a way
I will escape for sure, I am David Blane
But if I be wrong, if I be right
Let me be here with you
If I be wrong, if I be right
Let me stay here in your arms tonight
And I have been wrong, I have been right
I have been both these things all in the same night
So if I be wrong, if I be right
Let me here, with you, tonight
fonte:
Reportagem sobre a morte de Guimarães – METRÓPOLES
O “Gui” vestiu a roupa que desenhou, uma bota fashion e a blusa do Cruzeiro, time de coração. Até quando morreu decidiu torcer para o time de futebol. Era uma mensagem ao pai que também era torcedor.Reportagem sobre a morte de Guimarães – ele nos enviou uma mensagem por volta das 2h30 da tarde. Era um cartaz que ele mesmo fez, que dizia assim: levarei comigo as pessoas que amo.
Mail Art – Arte Postal em homenagem ao “Gui”, que enviei ao artista Zello Visconti.
*Durante a Copa do Mundo, o Gui pegava o ônibus até o Aeroporto, passava a falar em Inglês (para caracterizar) que era estrangeiro. Uma repórter da Globo acreditou que o ‘Gui’ era estrangeiro e o entrevistou, ele só falava em Inglês pra não descaracterizar a personagem que vestiu.
*O Gui pulou no carnaval do Eixão em fevereiro desse ano, disse que não fazia isso há tempos.
*Casa dos pais de “Gui” em Paracatu-MG. Falamos aos pais de Guimarães que ele era uma pessoa honrada e trabalhava muito. A família o amava muito, todos estavam chocados e foi muito triste de ir até a cidade que ele nasceu para ver a família dele. A família o amava muito. E a mãe dele não chorou muito.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.